domingo, 12 de setembro de 2010

CARACTERÍSTICAS DA ARTE POSTAL ou MAIL-ART

Mail-Art ou Arte Postal surgiu na década de 60 e descende dos movimentos artísticos produtores da arte não objetual, ultrapassando assim os limites tradicionais dos sistemas de produção, consumo e distribuição da arte.
Fundamentando a sua produção na desmaterialização do objeto artístico a Arte Postal, ou Mail-Art torna a comunicação o seu principal objetivo, marca de seu interesse pelo mundo dos signos e das linguagens, demarcação do seu espaço como arte de veículo e de apoio na comunicacão.
Seu fundamento concretiza uma correspondência, de participação coletiva e internacional, comprometida com o consumo e a distribuição interna da arte, podendo através das exposições ocorrer a condição externa e socializada.
A Mail-Art utiliza como suporte os meios do sistema postal (envelope, carimbos, folha de selos, selos e etc) pretendendo a obra como “correspondência”, inter-relações, um processo que se humaniza e assume as participações, fruições e interferências que ocorrem desde o remetente ao manuseio pelos funcionários dos correios até o destinatário.
Como uma rede de trabalhadores em arte, a mail-art organiza seu processo de seleção através do convite institucional ou interno pela rede. Uma instituição ligada a arte postal deve cumprir os princípios que norteiam este sistema de produção, consumo e distribuição da arte.
A XVI Bienal de Artes Plásticas de São Paulo, reconhecendo o valor da Arte Postal ou Mail Arte no processo histórico da arte, dedicou um andar e um catálogo específico ao movimento da Arte Postal.
3.1. A ARTE POSTAL SEGUNDO LEILA MICCOLIS E JOICE GUMIEL PASSOS
Segundo Leila Miccolis, no livro “Do poder ao Poder”, “(…) a arte surgiu na década de 60, numa época em que a comunicação tornou-se difícil, pelos governos autoritários, apesar da multiplicidade dos meios (…) a arte postal, arte correio, arte correpondência, ou qualquer outra denominação que receba, surge não como um ismo e sim como a única saída para a arte dos últimos tempos(…) esta arte que incurtou distância entre povos e países, proporcionando exposições e intercâmbios descentralizados (…) questionou os circuitos de distribuição, negou a seleção e exigiu a retomada das suas principais funções: a comunicação, a informação, a pesquisa estética e a crítica. O correio utilizado como veículo e como meio, fazendo parte e sendo a própria obra, tem os seus regulamentos questionados mas a comunicação ampliada.
“No entanto se engana quem pensa que a arte postal é apenas um cartão artístico… segundo Bené Fonteles (Fortaleza) e Paulo Brusky ( Recife/PE): “A Arte Postal é um trabalho desenvolvido há anos por artistas de quase todo mundo, visando o intercâmbio de comunicação e de criação, através dos correios (…) com ela os artistas entre si trocam
as mais vastas informações, trabalhando desde o envelope, o selo, as informações e relações, transformando tudo em função estética e comunicação”.
Segundo Joice Gumiel Passos em “Mail Art: Brasil 500 Anos!”: “(…) Mail-art… processual, eco, ativa…mail-art, arte correspondência, arte-correio, arte-fórum, uma rede planetária que reúne, democraticamente, diferenças ideológicas, culturais, sociais e estética. Veículo adequado para as questões fóruns… de postura histórica, crítica, festiva e estética, propondo desde o turismo, o fluxos, o dada, a pornografia, a reciclagem, a ecologia, o homossexualismo… brain cell, eat-art, hair-art, antropofagia… mail-art equivale a informação simultânea, a troca recíproca, a cooperação, a conspiração cultural cruzada e universal… um compromisso planetário em defesa das pequenas causas que emerge na década de 60 e que resiste por suas características de conjunção temporal, espacial, crítica, criativa e tecnológica… um desafio monumental, universal, uma participação na comunhão planetária, um reforço à resistência e à mobilização anárquica, irreverente, marginal… uma passagem do mundo das coisas para o mundo dos signos… onde os processos são mais importantes do que os objetos… mais comunicação e menos artefatos… uma desmaterialização onde o que prevalece é uma estética de recepção que libera todos os meios de comunicação como suportes e instrumentos de produção, comunicação e distribuição: correio, telex, telégrafo, telefone, rádio, faz, cinema, fumaça, tambores, sinos, mentes, carimbos, selos, envelopes, xérox, fotografia, performance, instalações, ensemblage, colagens, desenhos, pinturas, situações… alguns métodos: comunicação direta e indireta, cartas em cadeia, colagens coletivas, fóruns… arte postal é uma estrutura aberta, trabalho coletivo, sem competição, que admite o junk-mail… uma conferência de células inteligentes planetárias, terrivelmente humana, que priveligia as ações rituais”, Rio de Janeiro, 1998.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

oficina de arte postal no DESARQ !

 
Feriado de aniversário da cidade, 31 de agosto, eu, Allana e Andressa  fomos participar da DESARQ - Semana de Design e Arquitetura da UFU, ministrando a 2ª oficina de arte postal do "rede ARTE postal". O evento muito bem organizado por estudantes e professores, nos garantiu mesmo num feriadão, o preenchimento de todas as vagas com um público interessado e super criativo. Foi uma ótima oportunidade para fazer novos contatos, interagir e conhecer o trabalho dessa galera. 
  
   

terça-feira, 7 de setembro de 2010

iniciando conexão

Eis que surgimos!

da palavra,
da imagem
do gosto
gesto
impresso

para interessados em trocar, inventar, desenhar, rabiscar ideias e outras expressões mais em ARTE POSTAL.